terça-feira, 25 de outubro de 2011

A culinária como fonte pedagógica enriquecedora com alunos de inclusão


Esta aula foi sugerida por uma de minhas alunas com deficiência intelectual que tem como tradição cozinhar ou degustar bolos e doces com sua mãe. Numa das aulas ela sugeriu que fizéssemos uma das receitas de sua mãe. Pedi para que trouxesse então, a receita por escrito. Na aula seguinte Maria trouxe o livro de receitas da mãe. Selecionamos o biscoito do céu. Aproveitei e sugeri a produção dos biscoitos para as outras turmas. Foi um sucesso. Fizemos compras no mercado da comunidade e seguimos passo-a -passo a receita de biscoitinhos do céu. Eles puderam comer alguns biscoitos na sala e levar alguns para degustar com seus familiares. 
       É importante ressaltar que hoje se busca por um ensino coletivo onde todos os alunos sem exceção tenham acesso ao conhecimento. Espera-se inclusive que a escola comum recrie suas práticas pedagógicas reconhecendo e valorizando as diferenças. 
       As autoras Limaverde e Lustosa (2000) mostram que o processo de inclusão na escola comum é um caminho que cada um deve traçar, construindo seu próprio percurso de acordo com as necessidades, anseios e sonhos tanto dos alunos como de todos os profissionais envolvidos, não se esquecendo de considerar os recursos e as potencialidades da comunidade escolar na qual se encontra inserido.É importante ressaltar também, que os apoios cognitivos devem vir do ambiente, pois as crianças com deficiência intelectual não recorrem aos seus próprios recursos cognitivos. Não se podem desprezar os fatores motivacionais, ou seja, as interações sociais, as expectativas, a autonomia, a auto-imagem e a auto-estima. Já se sabe que se a qualidade da motivação for negativa afetará o desempenho cognitivo da pessoa com deficiência intelectual, isto é, compromete seus esquemas cognitivos. É importante que se foque em propostas desafiadoras.

Um comentário:

  1. Olá Stella,

    excelente post esse seu, sobre "culinária como fonte pedagógica"!!!
    São trocas de experiências como essa que fazem com que todos nós possamos avançar juntos...

    []´s,
    Marco

    ResponderExcluir